Friday, July 8, 2011

Albert Fishlow afirmou que o país deveria investir mais de "18,7%, número que injetou em 2010, de acordo ao PIB"

O Brasil deve aumentar o investimento, controlar o déficit fiscal e negociar com mais agressividade os acordos comerciais para fortalecer sua economia, recomendaram nesta sexta-feira analistas econômicos americanos e brasileiros. 

"A presidente Dilma Rousseff deve fazer com que o povo se sinta satisfeito com um crescimento interno de 3,5% ou 4% este ano e no próximo, em vez dos 5% projetados pelo Ministério da Fazenda. Disso dependerá o sucesso de seu Governo", disse Albert Fishlow, professor emérito das universidades de Columbia e Califórnia. 

Vários especialistas analisaram a economia brasileira em um fórum sobre o desenvolvimento econômico do país, organizado pelo Centro de Política Hemisférica da Universidade de Miami.
Apesar de o Brasil ser a oitava maior economia do mundo, Fishlow destacou que o país deveria investir mais de "18,7%, número que injetou em 2010, de acordo ao PIB".
Em comparação com outros mercados, o Brasil está atrasado quanto a investimentos. A China investe 45%, a Índia 38%, o Peru 24% e o Chile 23%, segundo Fishlow.
Ele acrescentou que o Estado brasileiro deve reduzir despesas e dessa maneira atrair investimentos em infraestrutura para atender "às demandas de eventos como a Copa Mundial e as Olimpíadas".
Em relação ao comércio exterior, deve reduziras tarifas de proteção a seus produtos manufaturados de exportação, que são mais altas que a média internacional, disse Mauricio Mesquita Moreira, economista do setor de integração e comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mesquita afirmou que por causa disso o Brasil parece estar atrasado em aumentar a presença de seus produtos no mercado americano.
O analista disse também que o país deve ser mais agressivo no setor comercial impulsionando negociações bilaterais em vez de voltá-las para o Mercosul. "Deveria negociar mais duro no que diz respeito a suas manufaturas", ressaltou.

No comments:

Post a Comment

Postagens populares

New York Time

Copyright 2017 ©
Netvision SA and PlanetM
New York, New York, USA 10008
You can copy this content without permission but you must notify us via email.
Otherwise, it is illegal. All rights reserved worldwide
Updated by Carlos Vassallo

Visualizações de página do mês passado