Thursday, July 7, 2011

Chance de mudança no controle é pequena, diz Usiminas

RIO DE JANEIRO, 7 de julho (Reuters) - O aumento da participação da Companhia Siderúrgica Nacional na Usiminas traz um certo "desconforto", mas a chance da empresa de Benjamin Steinbruch conseguir participar do controle da empresa mineira é muita pequena, afirmou nesta quinta-feira o presidente-executivo da Usiminas, Wilson Brumer.

"É lógico que esse discurso causa desconforto, o tempo todo ficar discutindo esse tema, internamente esse assunto já está sendo deixado de lado", afirmou a jornalistas após encontro com analistas promovido pela Apimec/RJ.

Brumer lembrou que os acionistas controladores da Usiminas já deram um sinal claro de que não há espaço para a entrada da CSN no grupo ao prorrogar o acordo até 2031 recentemente. Segundo o executivo, se algum dos sócios presentes no grupo de controle decidir vender sua parte a japonesa Nippon Steel já manifestou intenção de comprar.

Fazem parte do grupo de controle a Nippon Steel, Camargo Corrêa, Votorantim e o clube de empregados da empresa.

"A Nippon Steel está na Usiminas há 50 anos, desde a sua fundação, já falou que vai exercer o direito de preferência se algum dos outros sócios vender a sua participação, por isso vejo essas compras (de ações pela CSN) como um investimento financeiro (da CSN)", disse Brumer.

A CSN já possui cerca de 10 por cento das ações ordinárias da Usiminas. Pela Lei das Sociedades Anônimas, para ter direito a um assento no conselho de administração de uma empresa é necessário cerca de 15 por cento das ações ordinárias e 10 por cento das preferenciais.

"Se ele (Benjamin Steinbruch) tem o objetivo de chegar lá não podemos fazer nada, as ações estão no mercado", disse Brumer lembrando que mesmo que consiga um lugar no centro de decisões da empresa existem proteções legais em casos como esses.

 Leia o artigo completo

No comments:

Post a Comment

Postagens populares

New York Time

Copyright 2015 ©
Netvision SA and PlanetM
New York, New York, USA 10008
You can copy this content without permission but you must notify us via email.
Otherwise, it is illegal. All rights reserved worldwide
Operated by Carlos Vassallo

Visualizações de página do mês passado