Wednesday, August 24, 2011

Aproveite a faculdade para criar "networking", ensina livro

Networking" é o ato de cultivar uma rede de contatos de pessoas que trabalham em áreas de interesse parecidas. Quanto mais indivíduos de própria área alguém conhece, mais facilidade ela terá para entender a dinâmica do seu seguimento, conseguir empregos, ser indicada para vagas em mestrados e doutorados e vários outros os tipos de oportunidades. 

O livro "Carreira: Você Está Cuidando da Sua?", dos especialistas da Cia. De Talentos Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini, defende que este tipo de laço deve ser estabelecido desde a faculdade.
No entanto, a ação não precisa ser tratada como uma relação de interesse, mas como uma troca. Afinal, pessoas que escolheram o mesmo seguimento profissional têm pelo menos uma grande interesse em comum.
Com depoimentos de profissionais bem-sucedidos de diversas áreas do mercado de trabalho, o livro reúne dezenas de dicas para profissionais em formação e para quem ainda não se entendeu muito bem com a carreira. 

Entre as pessoas que dão os seus relatos no livro estão Marcelo Tas, apresentador de televisão, Gilberto Dimenstein, colunista da Folha e idealizador do projeto Aprendiz, Fábio Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Santander e Kees Kruythoff, CEO da Unilever Brasil. 

eia trecho de "Carreira: Você Está Cuidando da Sua?" sobre o "Networking".
*
Networking nos corredores da universidade?
Os nossos relacionamentos no período da faculdade podem contribuir não só para os aprendizados e desenvolvimento de alguns comportamentos, mas também na construção de nossa rede de relacionamentos, conhecida como networking. É possível que depois da faculdade você ainda cruze no mercado de trabalho com as pessoas com as quais você se relacionou durante todos os anos de graduação. Elas poderão estar no papel do entrevistador daquele mestrado, do colaborador da área da empresa em que você busca atuar ou poderão ajudar com toda e qualquer indicação de relacionamento e/ou oportunidade de carreira. A recomendação de um amigo e de um professor ou uma boa primeira impressão faz uma enorme diferença quando estamos falando de imagem profissional, e ela pode começar a ser construída desde o primeiro ano de graduação. 

O professor, escritor e empresário José Augusto Minarelli explica o conceito de network de forma rápida e objetiva, trazendo uma visão um pouco diferente da visão norte-americana que é focada apenas em negócio. A ideia dele sobre a rede de relacionamentos, para nós é mais humanista, já que para ele o networking é algo de extremos valor para a vida e para a carreira, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefício de todos. O networking não é uma via de mão única, e não deve ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo; ao contrário, não tem relação com o indivíduo, mas com o social: é uma maneira de aproximar as pessoas, de gerar reciprocidade, solidariedade e também conhecimento, acesso a oportunidades, fazer negócios e tantas outras coisas. 




No comments:

Post a Comment

Postagens populares

New York Time

Copyright 2015 ©
Netvision SA and PlanetM
New York, New York, USA 10008
You can copy this content without permission but you must notify us via email.
Otherwise, it is illegal. All rights reserved worldwide
Operated by Carlos Vassallo

Visualizações de página do mês passado